Vida de Freela #3 - E depois de um tempo...

segunda-feira, fevereiro 15, 2016

E já se completam 2 anos e 3 meses trabalhando como freela, em casa, alone.

Demorei um ano para escrever esse terceiro post, porque realmente houveram muitas turbulências nessa vida de freela. Cheguei a várias conclusões e aprendizados que quero compartilhar com vocês hoje.


1- Alone

Em nenhum momento eu quero dizer que "é ruim ser freela" porque definitivamente não é, mas também não é um mar de rosas. Uma coisa que tem me afetado MUITO trabalhando em casa, é a solidão. Eu fico o dia inteiro em casa, sozinha. Como alguns de vocês sabem, 6 meses por ano eu moro sozinha (pois minha mãe vai trabalhar em outra cidade, longe) e 6 meses moro com ela. Definitivamente o que mais sinto falta da vida de "carteira assinada" é ter colegas de trabalho, ali do lado, para trocar ideias, tomar um café e bater um papo pessoalmente.


2 - Disciplina

É muito fácil se perder nos horários, fazer pausas muito prolongadas, procrastinar e quando você se dá conta já é meia noite. É preciso ter MUITA, mas MUITA disciplina, coisa que eu tinha de sobra quando comecei a ser freela, mas confesso que perdi ela pelo caminho e está difícil reencontrar.


3 - Rotina

É preciso. Quando eu saí da agência eu queria me livrar da rotina, um grito de liberdade. Vi que não é assim que funciona. É preciso ter/criar uma rotina, para que a disciplina não se perca. É preciso criar horários em casa, ainda mais quando é tu que cozinha/lava/passa/limpa/paga contas/faz as compras/estuda... resumindo: é adulto. É preciso acordar cedo, e ter uma lista com os afazeres daquele dia por ordem de importância. Confesso que muitas vezes faço por ordem de tempo e funciona também.


4 - Eu poderia estar olhando séries.

Isso vai te matar. hahahaha. Qualquer coisa que eu faço eu penso: eu poderia estar fazendo tal outra coisa. Se estou trabalhando eu penso que poderia estar vendo séries, se estou vendo séries eu me culpo pois devia estar trabalhando. Quando virar freela, aproveita e já começa a se consultar com um psicólogo, e isso é sério hahahaha. Minha consulta já está marcada.


5 - AHHH Mas tu trabalha em casa, vida boa.

Muitas vezes eu trabalho mais em casa, do que trabalhava em agência. Não é só vida boa. Pensa comigo, além de trabalhar como diretora de arte eu ainda preciso ficar pensando no blog, trabalhar com o blog. É como ter dois empregos. Não é fácil, não é só mordomia como muitos pensam, mas é ótimo trabalhar com o que se gosta e poder criar os seus horários.


6 - AHHH mas se está tão ruim, volta pra alguma empresa.

Não está ruim, eu apenas quero mostrar que nem tudo são flores. Eu jamais penso em voltar a trabalhar em empresa/agência, isso seria a minha última opção, e eu sempre vou dar um jeito para que isso não aconteça. Trabalhar em casa não é as mil maravilhas, mas quando comparado a trabalhar em um lugar que te regula, não te da liberdade de criação, isso é muito pior.


7 - Crise

O Brasil está falido, ou melhor, os brasileiros. Não podemos negar que o Brasil quebrou, a economia está um lixo, e isso reflete em empregos e salários, e não seria diferente para quem trabalha como freela. Não está fácil gente, tenho muitos clientes que simplesmente encerraram os jobs por falta de verba ou mesmo por falir e fechar empresa. Então, só largue seu salário fixo se você tiver esse mesmo salário como freela e com contrato de pelo menos um ano com cada cliente. #Ficaadica


8 - Recompensas, você merece.

Assim como você gosta de ganhar presente da empresa para te motivar, precisa em casa também. Crie metas e recompensas para você. Tenha momentos de prazer, como passar aquele café quentinho e tomar ele olhando pela janela de casa pensando em nada, ou quando acabar aquele job infinito você vai tirar uma tarde/dia livre para descansar e sair com uma amiga, são pequenas recompensas que vão sarar as intempéries do caminho.


Concluindo

Eu AMO trabalhar em casa, e AMO o que faço. Não me imagino fazendo outra coisa, nem trabalhando em uma empresa novamente (a não ser que seja minha hahaha). Tudo tem seu lado positivo e negativo, e vai depender de como você lida e de quanto cada lado te afeta. É uma questão da lista de prós e contras, e mesmo com todas as turbulências que já passei trabalhando em casa, a lista de prós ainda é muito maior que a de contras.


Quanto eu ganho, como conseguir clientes, e mais, 

você pode conferir no Vida de Freela #2 é só clicar aqui.

Posts relacionados:

Primeiro post sobre esse assunto: clique aqui.
Porque resolvi ser freela: clique aqui
Como decidir e o que preciso para ser freela: clique aqui

Todas as fotos deste post foram retiradas do meu instagram: rechcamila segue lá ;)




Pessoal estou concorrendo a uma viagem para a Disney, conto com o voto de vocês! É só clicar aqui: 
e votar!

Pode ser que você também goste:

Comente com o Facebook

26 comentários

  1. Oi Camila! Baita post, me ajudou um monte. Trabalho como designer numa gráfica, e queria tirar uma dúvida contigo: o que você faz quando aparece um problemão daqueles e tu não tem um colega para consultar? tive situações parecidas por que meu colega estava de férias, e nem na internet achei a resposta que precisava, e muitas vezes, o serviço saia errado.
    E onde encontro esses bolinhos da foto?

    Beijão ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thamine, quando aparece algum problema do tipo eu falo com amigos da área, ou tento resolver sozinha mesmo na cara e na coragem hahahaahah.
      O bolinho da foto é da Solar da Marquesa :D

      Excluir
  2. Já li todos esses post para conseguir conciliar essa nova vida de Freela, se Deus quiser vai dar certo.
    O problema é ter a rotina, como se organizar, não se atrapalhar no final do mês.
    Adorei o post, e não é tão fácil quanto parece.
    Beijos
    www.filhafashion.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cami! Confesso que estava ansiosa por mais um post sobre esse tema! Faz 4 meses ue larguei tuo para ser freela da área que gosto e, claro, do meu blog também. Tuo que você falou, já são lições que pude tirar, ontem mesmo eu ouvi de meu cunhado "você não trabalha mais, pode acordar tarde" ena hora eu respondi que trabalho sim e o fato de ser em casa não me dar o privilégio de não ter disciplina com horários. É muito importante saber dos riscos que isso oferece, não só pensar na "folga" que se tem ao não ter que se preocupar em pegar bus o chegar atrasado, as responsabilidades são mais altas até, pois em uma empresa, recebemos ordens e como freela, nós quem ditamos as ordens e não temos ninguém para repreender caso não sejam cumpridas e o perigo mora aí. Amei ler tudo isso e me encontrar!

    www.antenantenada.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Camila, me identifiquei completamente, trabalho sozinha em casa a quase dois anos e tenho as mesmas angústias, mas concordo que ainda os prós são maiores que os contras...

    ResponderExcluir
  5. Oi, chuchu! Tudo bem?
    Estou adorando esses posts sobre sua vida profissional!
    Queria saber como você faz para se manter atualizada; quais sites recomenda, se já fez algum curso online na área ou ouviu dizer sobre algum bom...

    Ah, aliás, já votei algumas vezes pra vc ir pra Disney. Tomara que dê certo! Beijão e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana!!!
      Eu fiz dois cursos de design gráfico, e faço faculdade de Design (me formo em breve) hehehe mas na internet tem tudo sabe, principalmente tutoriais de photoshop e outros programas gráficos :D

      Excluir
  6. Cami, uma coisa é fato: trabalhar em casa e para si mesmo é mais complicado que trabalhar para os outros, de carteira assinada. Eu tenho um emprego fixo de carteira e ganho com minhas coisinhas por fora. A piorrr parte é a organização. As pessoas acham que trabalhando em casa não precisamos acordar cedo, seguir horário, cumprir prazos e etc. Ô, quem dera! E é aí que entra a parte difícil: em casa tem nossa cama, nossa TV, geladeira logo ali, Netflix chamando pra colocar a série em dia... se não nos cuidarmos e seguirmos a linha ali certinho, tudo vira um caos.

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente amei o post de hoje! Você disse TUDO. Não é fácil como parece trabalhar em casa e ter o foco e a disciplina necessária para não se "perder" no meio do caminho. Impressionante como, de repente, meio dia virou meia noite e muitas vezes nem conseguimos fazer tudo que havíamos planejado. Também trabalhei em agência e, sinceramente, não gostaria de voltar a trabalhar. Apesar de ser um trabalho solitário prefiro fazer os meus horários e as coisas do meu jeito, acho que vale mais a pena.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  8. PS: Adorei seu Instagram, já estou te seguindo por lá :))
    Beijão !

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  9. Ótimas reflexões, Camis!
    Eu definitivamente não consegui tocar minha vida como freela primeiro porque não me planejei, segundo, porque não tinha uma cartela de clientes que bancassem meus gastos fixos. Já passei por 6 agências, grandes e pequenas. Hoje estou na Pmweb e estou bem feliz. Preciso cumprir horários, mas não rola pressão e o clima e a galera da criação não troco por nada nesse mundo :D
    A minha grande dificuldade é encontrar tempo pro blog, como sou muito sozinha, acabo que faço muita festa nos finais de semana. Como você mesma falou, a crise tá aí, então agora estou priorizando as coisas. Menos festas, mais jobs, mais organização. Tenho muita fé que 2016 vai ser um ano melhor pra mim. E pro blog também! Na verdade, já está sendo <3

    http://workingmachine.nu/

    ResponderExcluir
  10. Acho muito bom essas postagens sobre profissão, adorei Cami, tudo muito explicadinho! Li todos os outros posts relacionados, amando!! Não para de escrevê-los porque já estou ansiosa pro próximo ahahhaha
    Beijão

    ResponderExcluir
  11. Camis
    Amei demais as dicas, não é fácil mesmo não. Nunca mais nunca trabalharia como freela kkk Amo ter o meu certinho no fim de mês, ter aquela rotina maravilhosa , que amo e ver pessoas e conhecer outras.
    Entendo perfeitamente que há tipos de trabalho que se pode ser freela e outras nem tanto, acho que o post vai ajudar muita gente mesmo e acredito que tem que haver muita organização do tempo para tudo sair bem. Mas, vc dá conta e é um sucesso, sou sua fã!!

    Bjokas e uma boa semana,
    DMulheres
    @dmulheres


    ResponderExcluir
  12. O que mais me complica de trabalhar em casa é os horários, sou muito desorganizada e como você disse ai em cima, quando eu vejo já é de noite e eu não terminei a metade das coisas que eu tinha para fazer. E gostaria demais de acordar cedo para trabalhar, eu tento mas antes das 8 não consigo haha
    Adorei o seu post, me identifiquei em tudo ♥
    www.maeeucresci.com

    ResponderExcluir
  13. Quem me conhece sabe que no momento estou querendo abrir minha empresa então sou meio freela também porque trabalho em casa, não tenho uma rotina determinada e com você mesmo falou as vezes dá aquele pensamento de que poderia estar fazendo outra coisa ao em vez de trabalhar. É preciso ter determinação é saber que mesmo com as vantagens é difícil mas como você voltar a ser funcionária também esta em último caso pra mim.


    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii Camila!
    Me diverti com esse post, haha! Me identifiquei com absolutamente tudinho ai, já passei e senti todas essas coisas, mas é bem como tu falou, não me arrependo e tou feliz assim!
    O problema é que tem gente que acha que é fácil e eu ainda escuto alguém dizendo às vezes: ah, mas quando que tu vai trabalhar de novo? E cara, que vontade de mandar bem longe, kkkk.

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei o post!
    Eu sei que não deve ser fácil trabalhar em casa, que acabamos nos dedicando mais do que em um emprego formal, mas eu adoraria!
    Principalmente agora que vou casar e quero ter filhos, estar próxima deles seria ótimo para mim!
    Quem sabe não tento neah?! Hehehe

    Nay Bianchi | http://naybianchi.blogspot.com.br
    Bjoos!

    ResponderExcluir
  16. Guria do céu, quando eu vi esse título maravilhoso, fiquei faceira que só, faz tempo que to esperando esse post.

    Trabalhar em uma empresa com 409252375324 colegas, é um saco, sempre trabalhei em empresas, meu sonho é trabalhar em casa, um dia consigo isso e vou ser tão feliz.

    A cada post e snap gosto mais de ti, tomara que um dia nos encontremos pra comer um brownie com sorveeeeete hahahahah

    Beijos
    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post, é bem legal ver alguém falando da parte ruim de trabalhar como freela porque pra quem não trabalha dessa forma (como eu) tende a ver só o lado bom... rs

    Mudando um pouquinho de assunto eu adorei seu blog Camila, não lembro de ter entrado aqui, mas sempre te vejo no insta! Você é muito estilosa, adoro seu cabelo! haha

    bjaoo

    ResponderExcluir
  18. Uma das minhas metas pra esse ano é me dedicar muito a fotografia, pra num futuro - próximo, eu espero - poder viver do que eu gosto.
    Mas por enquanto me preocupo bastante com a estabilidade, sabe? Vou começando devagarinho, conciliando com o meu "trabalho normal" e vendo se eu realmente levo jeito pra isso ou se vai ser só um hobbie mesmo :)

    ResponderExcluir
  19. Acho que a minha maior dificuldade se eu fosse freela seria os horários, eu durmo muit, se deixar eu passo um dia todo na cama e isso faz com que eu fique adiando as coisas que eu tenho que fazer. Realmente é uma grande responsabilidade e muito mais difícil do que as pessoas pensam, mas boa sorte com seu trabalho e muito sucesso pra você, Camila! Um beijo.

    Blog Danielices \\ Fan Page

    ResponderExcluir
  20. Tudo na vida tem seu lado positivo e negativo. Eu particularmente vejo mais lado positivo de se trabalhar em casa afinal a sensação de prazer de estar se dedicando ao total por algo que é 100% nosso é muito bom. Claro que a amizade faz falta mas confesso que quando lembro das falsianes de trabalho me recordo que é melhor esta sozinha em casa..rsrsr. Meu sonho chegar a esse estágio de trabalhar em casa por enquanto ainda sou indio e respondo a cacique.
    Bjão,
    Pri
    www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
  21. só li verdades Camila!!! eu achava que o pior seria no período de "adaptação", acostumar com a situação de ser seu próprio patrão, não ver gente e tals, mas fez total sentido seu relato. de ficar mais dificil se certa forma com o tempo... manter a disciplina!

    mas como dentista, infelizmente não posso me dar esse prazer :( hahaha
    beeeijo, Ja fomos legais

    ResponderExcluir
  22. Ótimo post Camila. Eu estava esperando a continuação, adoro quando você fala sobre o trabalho, e principalmente sobre a vida de freela.
    Pra mim a pior coisa é a falta de colegas, ter com quem tirar dúvidas, pedir opinião, descontrair um pouco ou até sair pra um happy hour hahaha
    Mas o mais difícil é a rotina, sem dúvida. Pra mim ter horários definidos ajuda muito, mas é muito difícil em casa principalmente porque não moro sozinha, então quando a rotina dos outros se altera a minha acaba toda errada também... mas é a vida, e a liberdade criativa no fim acaba sendo o mais importante.
    Força que você consegue continuar e melhorar cada vez mais. ^^

    Beijos!

    http://peanutseating.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post , e também decidi trabalhar por conta própria tenho uma loja de roupas aqui na cidade e estamos expandindo as vendas para todo o país ! Muitas pessoas tem medo ou receio de arriscar tudo pra conseguir alcançar seus sonhos , eu já acho que vale super vale a pena e hoje sei que foi a melhor decisão que já tomei na minha vida ...amo trabalhar na minha loja e escolher cada fornecedor , cada parceiro , isso me deixa muito feliz e por isso sou grata por ter tomado essa escolha !Sucesso pra você linda ♥ beijos beijos
    www.cheiadeinvencao.com

    ResponderExcluir
  24. ADOREI O POST, APESAR DE NÃO SER A MINHA PROFISSÃO. MAS É VÁLIDO PARA QUALQUER PROFISSÃO. BEIJOS!

    http://www.viveresemaquiar.com/

    ResponderExcluir

Citação

  • Looks do Dia

    Facebook