10 Dicas para ajudar na escolha do que cursar na universidade
terça-feira, outubro 18, 2016Faaala galera, tudo certo?
A época de vestibulares está chegando, e com ela a grande dúvida do que cursar. Eu recebo muitas perguntas sobre o meu curso, como decidi cursar Design, o que meus pais acharam quando decidi, como escolher a universidade... e afins. Para quem ainda não sabe, eu curso Design na Universidade Feevale, e AMO, não me imagino em outro curso! Então, hoje resolvi fazer esse post dedicado a essas questões sobre como escolher o que cursar, e espero poder ajudar de alguma maneira!
1. Quais são seus interesses?
O primeiro passo é saber o que você gosta, por quais assuntos você se interessa, faça uma lista com assuntos que você gosta, por exemplo: fotografia, gastronomia, esportes, saúde... Escreva tudo o que vier a mente, todos os seus hobbies! Depois disso passe essa lista a limpo colocando por ordem de preferência.
2. Não faço ideia do que fazer.
Ainda não existe uma fórmula mágica que vai te dizer exatamente o que fazer, e a maioria das pessoas que conheço também não faziam ideia do que cursar, então não se apavore, mantenha a calma e procure fazer um exercício de autoconhecimento. Se imagine no futuro, com o que você gostaria de estar trabalhando? O que te deixaria feliz profissionalmente?
3. Estou em dúvida entre mais de um curso, como decidir?
Pelo menos você já tem meio caminho andado né? Já sabe mais ou menos por qual caminho seguir, e se está nessa encruzilhada a dica é: analisar minuciosamente cada curso, a grade curricular, qual dos cursos vai te oferecer mais conhecimento sobre a área, é legal fazer uma pesquisa de mercado para conferir qual dessas áreas está crescendo, e ver o que mais faz você se sentir empolgado.
4. Meus pais querem que eu faça tal curso, mas eu quero outro.
Esse é o drama mais frequente, aconteceu comigo, e vejo acontecer com MUITAS pessoas, no meu caso meu pai dizia que: eu deveria fazer administração, pois isso que dava dinheiro. Mas bati o pé, eu vou fazer design ou não farei nada! Daquelas bem 8 ou 80. Eu tinha certeza absoluta do que queria, me imaginava cursando, me interessava por cada matéria da grade, e não ia desistir disso pela opinião de outra pessoa. Então, não deixe outra pessoa decidir por você.
5. Converse com pessoas formadas na área
Uma ótima dica: procure pessoas que já estão formadas na área, e também as que ainda estão cursando, bombardeie elas de perguntas, sane todas as suas dúvidas, e converse com várias, não só com uma ok? Fale com no mínimo umas dez pessoas, pois assim você pode fazer uma média sobre as opiniões. Tenho certeza que isso vai te abrir a mente, e ter certeza do que quer.
6. Confira a grade curricular do curso
Isso é MUITO importante. Vejo pessoas começando a cursar design achando que: só vão desenhar. Design é MUITO mais que isso, aliás, todos os cursos não são definidos apenas por uma prática, e sim por muitas, que você poderá conferir na grade curricular. Se quiser conferir da estrutura curricular de Design da Universidade Feevale é só clicar aqui!
7. Leia sobre o assunto
Fundamental, ler e pesquisar MUITO sobre os cursos que te interessam, sobre a área, sobre o mercado, oportunidades, vertentes, e tudo o que você conseguir. Deixe a preguiça de lado, leia muito, não só sites, mas livros também, porque os livros tem um aprofundamento maior sobre os assuntos.
8. E se eu tomar a decisão errada?
Não será o fim do mundo ok? Sempre haverá a chance de recomeçar. Se você escolheu curso X, fez alguns semestres e notou que: puts! não é isso que eu quero. Quem bom, porque pelo menos agora você já sabe o que quer né? Então mude de curso! Isso não é proibido! :)
9. Como escolher a melhor universidade?
Outro ponto super importante. Antes de escolher a universidade, visite várias! Pesquise sobre seu curso escolhido, como ele está avaliado naquela instituição, converse com pessoas que já estudam lá. Antes de eu escolher a Universidade Feevale eu visitei outras universidades, mas preciso dizer que a infraestrutura da Feevale me surpreendeu de uma maneira que não tive mais dúvidas, ela conta com laboratórios de ponta, espaços adequados e tecnologia para atender às demandas de forma diferenciada.
Além disso, a Universidade Feevale tem parceria com cerca de 100 instituições, em 25 países! Por onde promovem intercâmbios de alunos e professores, cursos com dupla titulação, cursos de curta duração, projetos conjuntos de pesquisa... entre outros.
10. Será que a carreira que eu escolhi vai me trazer retorno no futuro?
Quero ser bem direta nessa resposta: se você fizer o que ama, e fizer com amor, isso vai te trazer retorno.
Aproveitando... as inscrições para o vestibular de verão da
Universidade Feevale já estão abertas.
Universidade Feevale já estão abertas.
Confira todos os cursos disponíveis clicando aqui.
A prova acontecerá no dia 20 de novembro,
A prova acontecerá no dia 20 de novembro,
a partir das 9h30min, no Câmpus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).
Nesta edição, são oferecidas 3.235 vagas, distribuídas em 45 cursos de graduação. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 16 de novembro, pelo site www.feevale.br/vestibular ou na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo: Câmpus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510) ou Câmpus II (ERS-239, 2755).
Enfim, espero ter ajudado vocês de alguma forma!
Se tiver mais dúvidas me conta aí nos comentários que tentarei ajudar! :)
Créditos: as fotos do post de hoje foram feitas pela Dhani Weiss Fotografia, e todas foram feitas na Universidade Feevale! :) O que acharam?
Créditos: as fotos do post de hoje foram feitas pela Dhani Weiss Fotografia, e todas foram feitas na Universidade Feevale! :) O que acharam?
4 comentários
As dicas são maravilhosas, vou fazer um vestibular agora em outubro e o ENEM em novembro, já tô na apreensão aqui asuhauishauishas ansiedade é fogo. Escolhi comunicação social, que é o que eu tenho vontade de fazer desde sempre aishauhs vamos ver o que dá!
ResponderExcluirBlog: Talo de Maçã
Por que você não escreveu esse post em 2007, quando eu estava começando um curso de Engenharia Ambiental sem ter ideia do que era?...kkkk...acabei me formando achando que era um bom curso, mas me frustrei. Hoje, trabalho num órgão ambiental, mas não como engenheira, pois não consegui passar num concurso melhor e não gostei muito da área para trabalhar no setor privado também, eita dificuldade..kkk...antes tudo era mais difícil, não tinha acesso a internet, a informação demorava mais a chegar até a gente. Pessoal de hoje tem sorte em relação a isso, mas seu post é muito útil, tomara que a galera saiba aproveitar as dicas. Como sempre, adoro seus posts, bjo.
ResponderExcluirwww.blogdagabiprado.com.br
Cami, você não tem noção de como me ajudou esse post! Estava realmente precisando, porque eu estou em dúvida em vários cursos e agora sei o que fazer pra decidir! Muito obrigado!
ResponderExcluirOi! Amei seu post! Fiz há algum tempo um vídeo bem parecido, vou deixar o link aqui pra quem quiser conferir! ;) Bjss https://goo.gl/ynrb2c
ResponderExcluir